Close

Por que as empresas do Maranhão devem investir em energia solar fotovoltaica?

Cada vez mais investir em energia solar fotovoltaica tem se mostrado uma excelente alternativa para as empresas brasileiras. A verdade é que já passou da hora de os empreendimentos buscarem fontes de energia alternativa.

E, nesse sentido, o Brasil tem muito a oferecer. Principalmente o Maranhão!

Atualmente, o estado está entre os top 10 no Índice Comerc Solar. Esse ranking mostra os locais que oferecem o melhor retorno financeiro para esse tipo de investimento.

Ações de fomento e condições favoráveis ajudam empresas a investir em energia solar fotovoltaica no Maranhão

Investir em energia solar fotovoltaica no Maranhão é algo que pode gerar uma série de vantagens. Começando pelo fato de que o Estado oferece isenção do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para empresas que adquirirem equipamentos para sistemas de energia solar e eólica.

A medida é válida até dezembro 2021, abrangendo diversos tipos de maquinários, desde geradores fotovoltaicos até painéis. Dessa forma, os empreendedores conseguem ter excelente redução de custos para esse tipo de investimento e ainda ajudar o estado a ser o número um em produção de energia eólica e solar no País.

Posição Geográfica favorece a geração de energia solar

Outro motivo que faz com que investir em energia solar fotovoltaica seja uma excelente ideia é a posição geográfica do Maranhão.

O estado fica quase ao lado da linha do Equador e, com isso, consegue receber mais raios solares. Além disso, sua topografia também auxilia numa captura mais alta, potencializando assim a produção de energia.

Apenas a cidade de São Luís tem 1.804 kWp de capacidade instalada. E isso considerando apenas clientes comerciais.

Ritmo de crescimento acelerado

Mais um dos motivos que mostra como a energia solar é um excelente investimento é o ritmo de crescimento que ela proporciona não só no estado, mas no país como um todo. O setor de projetos solares fotovoltaicos tem registrado um crescimento médio de 140% ao ano.

E muito desse crescimento se deve à mudança de mentalidade dos brasileiros. As pessoas têm se dado conta de que investir em energia solar, além de ajudar o meio ambiente, também representa mais economia.

Principalmente, no caso de empresas que possuem altos custos energéticos. Inclusive, um dos setores que tem investido nessa mudança de fonte energética no Maranhão é o de agricultura familiar.

Payback dos projetos de baixa tensão

Um dos fatores que chama a atenção nesse tipo de investimento é o payback dos projetos de energia solar fotovoltaica de baixa tensão. A média do estado é entre 6 e 7 anos para retorno do investimento.

Mas, dependendo da cidade onde a empresa está instalada, esse tempo pode ser menor.

Por exemplo, no município de Sucupira do Riachão, o payback médio é de 4,7 anos para projetos residenciais e de apenas 3,8 anos para sistemas comerciais. Ou seja, um retorno rápido para um investimento de baixo custo e alta durabilidade. Não é à toa que tantas empresas têm investido nessa alternativa.

Aproveite para conferir mais sobre o segmento de fontes alternativas de energia do Maranhão no “Estudo de Mercado Fotovoltaico” e sobre as vantagens de investir em energia solar fotovoltaica.

Estudo de Mercado Fotovoltaico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Sou Zé do Sebrae! Você está no Observatório

Dica: Digite faq, acesse e veja as principais dúvidas dos usuários!

wpChatIcon