Close

Saiba por que o macrosegmento de alimentos e bebidas é um dos mais importantes no Brasil e Maranhão

A cadeia de produção pode ser definida como um conjunto de atividades econômicas ligadas de maneira progressiva para a elaboração de um produto. Dentro desse processo estão incluídas desde as matérias-primas, fornecedores, até a disposição da mercadoria nas gôndolas.

Por que contar com uma cadeia de produção?

É por meio da cadeia de produção que você consegue criar elos que estimulem o crescimento. Melhorando cada uma das etapas nesse processo é possível gerar resultados para empresas e consumidores.

Os ciclos de produção têm passado por constantes mudanças e avanços. Hoje, há uma crescente divisão de trabalho, com foco justamente no aumento da produtividade e dos resultados.

A criação de cadeias de produção ajuda também no desenvolvimento de redes que englobam fornecedores, governos, empresas, órgãos de controle, instituições de ensino e até mesmo de pesquisa. E, com essa união, é possível fortalecer os segmentos como um todo.

Isso só traz benefícios. Veja alguns:

1. Mais compreensão sobre as demandas do mercado

Ao fazer parte de uma cadeia de produção ou criar a sua própria, você consegue compreender mais a fundo as demandas do mercado, uma vez que tem contato com diferentes etapas e processos. E com isso, é possível buscar formas de aperfeiçoar ainda mais o funcionamento do seu próprio negócio.

2. Maximização do gerenciamento do negócio

Outro grande diferencial de ter esse tipo de processo é que você pode maximizar o gerenciamento do seu negócio. Isso porque, é possível entrar em consenso com todos os envolvidos sempre buscando bons resultados para todos.

Melhoria do posicionamento no mercado

A verdade é que nenhuma empresa consegue trabalhar sozinha. Assim como os pequenos empreendimentos dependem dos gigantes, as empresas grandes também dependem dos pequenos empreendedores para evoluir cada vez mais.

Uma vez que você faz parte de um processo da cadeia de produção, ou até mesmo de vários deles, você consegue estabelecer o seu lugar dentro do mercado. É como se você fosse uma das engrenagens de uma grande máquina.

Identificação de novos horizontes dentro de um setor já estabelecido

Outro diferencial de ter ou fazer parte de uma cadeia de produção é que você consegue enxergar novos horizontes. Quando você tem contato direto com diferentes etapas de um processo de produção, fica muito mais fácil identificar demandas e gargalos que precisam ser solucionados.

Com base nesse tipo de análise, fica mais fácil criar novas oportunidades de empreendimentos, voltados justamente atender às necessidades do mercado ou de determinadas etapas da uma rede de produção.

Inclusive, é por conta disso que muitos nichos hiper segmentados têm surgido dentro do setor de alimentos e bebidas. Desde itens voltados para pessoas com restrições alimentares até alimentos livres de agrotóxicos, por exemplo.

Para saber mais sobre cadeia de produção e também sobre o constante fortalecimento do estado do Maranhão na economia brasileira, confira o estudo A importância do macrossegmento de alimentos e bebidas para a economia maranhense.

Importância do Macro Segmento de Alimentos e Bebidas para economia Maranhense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Sou Zé do Sebrae! Você está no Observatório

Dica: Digite faq, acesse e veja as principais dúvidas dos usuários!

wpChatIcon
FAZER DOWNLOAD
INSCREVA-SE
download
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES
FAZER DOWNLOAD
INSCREVA-SE
download
recebe nossas atualizações