Close

Maranhão é considerado uma das grandes potências na produção de energia solar

A busca por fontes alternativas de energia é uma das principais tendências mundiais. E, apesar de parecer que apenas os países estrangeiros são referência no assunto, a capacidade nacional também é gigantesca. Tanto que o Maranhão é considerado uma das grandes potências para a produção de energia solar.

O estado ocupa hoje a 18ª posição do ranking de capacidade de energia solar instalada. Tendo 1.804 kWp instalados.

Continue lendo esse post e entenda por que o Maranhão é atualmente considerado uma grande potência no que se refere à produção de energia solar.

Como o Maranhão se tornou referência na produção de energia solar

Vários fatores têm contribuído para o crescimento do Maranhão no cenário de produção de energia solar.

Segundo o engenheiro eletrônico e diretor técnico da ENOVA, Felipe Simões, no último ano o desenvolvimento de energia solar cresceu 300% no Brasil. Isso se deve tanto ao aumento de instituições e de pessoas que acreditam nessa fonte energética como também pelo barateamento das tecnologias.

Atualmente, existem no Maranhão cerca de  100 usinas de produção (incluindo micro e mini usinas). Além disso, o estado também conta com quase 2 milhões de unidades consumidoras.

Um dos fatores que tem contribuído para o crescimento da produção de energia solar no Maranhão é a instalação de sistemas de captação por parte do Governo Federal, incentivando tanto a agricultura como a economia local.

Em todo o Maranhão, vários sistemas de irrigação que utilizam a energia fotovoltaica estão sendo implantados, graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia – Seinc  e as Secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e da Agricultura Familiar (SAF).

Vantagem geográfica do Maranhão é um grande diferencial

Outro fator que também contribui com esse cenário de crescimento da produção de energia solar no Maranhão é a posição geográfica do estado, que fica localizado a apenas 2 graus da linha do Equador.

Com isso, o território maranhense recebe grande incidência de radiação solar. Basicamente, é quase como se os raios solares atingissem os painéis solares já instalados de forma horizontal. E quanto maior o grau de incidência, mais energia pode ser gerada.

É justamente isso o que torna o Maranhão um dos estados mais promissores tanto para o desenvolvimento da energia fotovoltaica, como também de outras fontes de  energia alternativas, como a energia eólica, também favorecida pela posição geográfica do estado e por sua topologia.

Kits de energia solar

Visando promover essa expansão energética, o Governo do Maranhão trabalha em ações de conscientização e fomento, promovendo, por exemplo, a distribuição de kits de energia solar em agro polos.

Com essa estratégia, é possível mostrar às pessoas, principalmente as que vivem de agriculta familiar, as vantagens dessa alternativa.

Mas, também difunde a necessidade de conhecer bem esse tipo de tecnologia, antes de se decidir pelo uso, uma vez que os maiores problemas é a falta de conhecimento sobre como lidar com o sistema e sua manutenção depois de instalado.

Quer saber mais sobre o potencial do Maranhão na produção de energia solar? Então, confira a pesquisa  “Estudo de Mercado Fotovoltaico – Maranhão – Geração Distribuída”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Sou Zé do Sebrae! Você está no Observatório

Dica: Digite faq, acesse e veja as principais dúvidas dos usuários!

wpChatIcon
FAZER DOWNLOAD
INSCREVA-SE
download
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES
FAZER DOWNLOAD
INSCREVA-SE
download
recebe nossas atualizações