Close

Dicas poderosas para iniciar o plantio de abóbora no Maranhão

O plantio de abóbora no Maranhão é uma excelente oportunidade para quem está pensando em ingressar nesse ramo. Para se ter ideia, em média, a comercialização do fruto é de 12 milhões de kg por ano.

Com demanda, principalmente oriunda da região Nordeste, a produção pode ter seus custos reduzidos pela proximidade entre produtores e compradores. Contudo, é importante colocar algumas dicas em prática se você quer investir no segmento.

1.    Invista em um sistema de irrigação

Se você quer garantir bons resultados no plantio de abóbora no Maranhão, o ano todo, precisa investir em um sistema de irrigação. Isso porque o clima do Nordeste se divide entre temporadas de seca e de chuva.

Por conta disso, boa parte dos produtores só cultiva o fruto na época de chuvas. Logo, com esse tipo de inovação é possível atender à demanda do mercado o ano inteiro.

2.    Busque Capacitação

Outra dica para quem deseja iniciar o plantio de abóbora no Maranhão é investir em capacitação. Principalmente no que diz respeito a custos de produção e o planejamento produtivo.

Especializar-se nessas questões tornará o produtor mais preparado para enfrentar os desafios do mercado e até mesmo para otimizar sua produção.

3.    Invista em parcerias

Quem deseja ter bons resultados nesse setor, também pode investir em parcerias. Isso porque, ao se unir com outros produtores, é possível comprar produtos e insumos básicos coletivamente, por exemplo. Com isso os custos totais acabam tendo uma queda razoável.

Além disso, esse tipo de organização também facilita questões como a logística de venda e transporte dos produtos e até reduz os custos de produção. Assim, é possível ter menos gastos e uma margem de lucro maior.

4.    Siga normas de segurança

No “Estudo da Cadeia Produtiva de Abóbora na Região de Colinas e Paraibano/MA”, foi revelado que um dos fatores que prejudica o plantio de abóbora no Maranhão é o fato que muitos empreendedores não seguem normas e padrões de segurança.

Com isso, erros e problemas básicos acabam acontecendo. Desde intoxicação por conta de herbicidas, até acidentes de trabalho.

E como boa parte das produções é familiar, esse tipo de problema afeta diretamente os lucros. Logo, seguir essas normas que trazem mais segurança e proteção, é possível reduzir o índice de erros.

5.    Foco em estratégia de produção

O produtor que trabalha com estratégias de produção tem mais potencial para o sucesso. Por exemplo, se você conseguir produzir duas safras ao ano em vez de uma, graças a um sistema de irrigação e outras tecnologias, com toda  certeza, suas possibilidades de lucro serão maiores.

Além disso, você poderá atender o mercado em uma época onde a demanda acaba sendo muito maior do que a oferta.

Se você quer iniciar o seu plantio de abóbora no Maranhão, além de colocar as dicas acima em prática, não deixe de conferir o “Estudo da Cadeia Produtiva de Abóbora na Região de Colinas e Paraibano/MA”. Nele você poderá ficar por dentro do mercado e seus desafios.

Estudo do Setor Produtivo de Aboboras na Região de Colinas Paraibano no Maranhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Sou Zé do Sebrae! Você está no Observatório

Dica: Digite faq, acesse e veja as principais dúvidas dos usuários!

wpChatIcon