Por que as empresas do Maranhão devem investir em energia solar fotovoltaica?
Cada vez mais investir em energia solar fotovoltaica tem se mostrado uma excelente alternativa para as empresas brasileiras. A verdade é que já passou da hora de os empreendimentos buscarem fontes de energia alternativa.
E, nesse sentido, o Brasil tem muito a oferecer. Principalmente o Maranhão!
Atualmente, o estado está entre os top 10 no Índice Comerc Solar. Esse ranking mostra os locais que oferecem o melhor retorno financeiro para esse tipo de investimento.
Ações de fomento e condições favoráveis ajudam empresas a investir em energia solar fotovoltaica no Maranhão
Investir em energia solar fotovoltaica no Maranhão é algo que pode gerar uma série de vantagens. Começando pelo fato de que o Estado oferece isenção do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para empresas que adquirirem equipamentos para sistemas de energia solar e eólica.
A medida é válida até dezembro 2021, abrangendo diversos tipos de maquinários, desde geradores fotovoltaicos até painéis. Dessa forma, os empreendedores conseguem ter excelente redução de custos para esse tipo de investimento e ainda ajudar o estado a ser o número um em produção de energia eólica e solar no País.
Posição Geográfica favorece a geração de energia solar
Outro motivo que faz com que investir em energia solar fotovoltaica seja uma excelente ideia é a posição geográfica do Maranhão.
O estado fica quase ao lado da linha do Equador e, com isso, consegue receber mais raios solares. Além disso, sua topografia também auxilia numa captura mais alta, potencializando assim a produção de energia.
Apenas a cidade de São Luís tem 1.804 kWp de capacidade instalada. E isso considerando apenas clientes comerciais.
Ritmo de crescimento acelerado
Mais um dos motivos que mostra como a energia solar é um excelente investimento é o ritmo de crescimento que ela proporciona não só no estado, mas no país como um todo. O setor de projetos solares fotovoltaicos tem registrado um crescimento médio de 140% ao ano.
E muito desse crescimento se deve à mudança de mentalidade dos brasileiros. As pessoas têm se dado conta de que investir em energia solar, além de ajudar o meio ambiente, também representa mais economia.
Principalmente, no caso de empresas que possuem altos custos energéticos. Inclusive, um dos setores que tem investido nessa mudança de fonte energética no Maranhão é o de agricultura familiar.
Payback dos projetos de baixa tensão
Um dos fatores que chama a atenção nesse tipo de investimento é o payback dos projetos de energia solar fotovoltaica de baixa tensão. A média do estado é entre 6 e 7 anos para retorno do investimento.
Mas, dependendo da cidade onde a empresa está instalada, esse tempo pode ser menor.
Por exemplo, no município de Sucupira do Riachão, o payback médio é de 4,7 anos para projetos residenciais e de apenas 3,8 anos para sistemas comerciais. Ou seja, um retorno rápido para um investimento de baixo custo e alta durabilidade. Não é à toa que tantas empresas têm investido nessa alternativa.
Aproveite para conferir mais sobre o segmento de fontes alternativas de energia do Maranhão no “Estudo de Mercado Fotovoltaico” e sobre as vantagens de investir em energia solar fotovoltaica.