Close

Sistema Fotovoltaico: Conheça as cidades do Maranhão com maior potencial de mercado

O Sistema Fotovoltaico tem se tornado uma tendência cada vez mais forte no Maranhão e não é por acaso.

O incentivo governamental aliado às iniciativas de empresas privadas tem feito com que as pessoas e empresas cada vez mais percebam o potencial e as vantagens que essa fonte de energia apresenta. Desde um payback rápido, até economia mensal na conta de energia são algumas das vantagens.

Com isso, o número de cidades do Maranhão que passou a investir mais em energia solar cresceu substancialmente.

Continue lendo esse post e veja quais cidades tem apresentado um maior potencial de mercado com relação ao sistema fotovoltaico.

As cidades que são referência em Sistema Fotovoltaico no Maranhão

Quando o assunto é Sistema Fotovoltaico, existem algumas cidades do Maranhão que são referência. Seja por conta da capacidade já instalada, ou até mesmo pelas propostas promissoras.

Em relação à capacidade, quem ocupa o primeiro lugar do ranking é a capital São Luís, com um total de 1.804 kWp instalados. Em seguida, temos o município de Imperatriz, com 717 kWp e, em terceiro lugar, a cidade de Codó, com 314 kWp de capacidade instalada.

Mas, além desse critério, existem outros que precisam ser levados em consideração para mostrar todo o potencial maranhense. Por exemplo, em relação ao payback, que é o tempo de retorno do investimento feito para projetos de energia solar de baixa tensão, a cidade de Sucupira do Riachão  é quem ocupa o primeiro lugar de maior potência do estado. Isso porque a média de retorno de investimento em anos é de 3,814.

Em segundo lugar, temos a cidade de Paraibano, com um payback de 3,819 anos. E, em terceiro, está o município de Santa Quitéria, com uma média de anos de 3,845.

Condições geográficas e climáticas tornam cidades do Maranhão ideais para investimentos em energia solar

O crescimento do mercado de Sistema Fotovoltaico no Maranhão também se deve as condições geográficas do estado.

A localização privilegiada (dois graus de distância da linha do Equador), juntamente com a predominância de dias ensolarados e sem nuvens e a topologia, aumentam a média de incidência de raios solares no estado.

Esses são fatores básicos para a produção de energia solar. Além disso, os raios solares atingem o estado quase de forma horizontal, o que acaba aumentando também a captação.

Algumas cidades maranhenses se destacam nesse sentido. O município de Sucupira do Riachão é o que ocupa o primeiro lugar de mais incidência, com uma média de 5,769 kWh/m². Ele é seguido de Paraibano, que tem uma média de 5,761 kWh/m². Já o terceiro lugar fica com Santa Quitéria, com uma incidência de  5,722 kWh/m².

Estado incentiva a produção de energia solar no Maranhão

Além de todos os fatores relatados, as cidades maranhenses também são referência para esse tipo de investimento graças às ações de incentivo do Governo do Estado. Por exemplo, até 2021 as empresas têm total isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para a compra de equipamentos voltados à construção de sistemas de energia solar.

E há também incentivo entre a própria população, por meio da distribuição de kits e até mesmo de ações que demonstram as vantagens dessa alternativa.

Quer conferir o panorama completo do segmento de Sistema Fotovoltaico no Maranhão? Então não deixe de conferir a pesquisa sobre o Estudo de Mercado Fotovoltaico.

Estudo de Mercado Fotovoltaico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Sou Zé do Sebrae! Você está no Observatório

Dica: Digite faq, acesse e veja as principais dúvidas dos usuários!

wpChatIcon
FAZER DOWNLOAD
INSCREVA-SE
download
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES
FAZER DOWNLOAD
INSCREVA-SE
download
recebe nossas atualizações