Conheça os principais elos da cadeia de valor no macrossegmento de alimentos e bebidas
Quem deseja atuar ou até mesmo já atua no macrossegmento de alimentos e bebidas precisa conhecer e entender os elos da cadeia de valor. É conhecendo cada uma dessas conexões que é possível aperfeiçoar processos de produção e até mesmo desenvolver estratégias que promovam o crescimento sustentável de todos os elos desse macrossegmento.
A verdade é que nenhum negócio desse segmento consegue sobreviver sem cada uma das partes que engloba a rede. Por isso é tão importante ampliar o conhecimento sobre o tema.
Conheça um pouco sobre os principais elos dessa cadeia:
Agropecuária
Considerada o elo mais importante do Macrossegmento de Alimentos e Bebidas, a agropecuária é um pilar fundamental. Para se ter uma ideia, segundo o relatório Perspectivas Agrícolas (2015-2024), o volume de produção no País dobrou com relação a estudo feito em 1990.
Segundo estudos, entre 2005 e 2015, a participação no Valor Bruto da Produção (VBP) agrícola, pulou de 76% em 2005 para e 86% no ano de 2015.
E o interessante é que, no Brasil, existem desde grandes produtoras até pequenos agricultores convivendo em um mesmo sistema de produção.
Um dado interessante é que há uma prevalência das lavouras temporárias nesse sistema.
Pecuária e produtos de origem animal
Outro elo dessa cadeia de valor é o da Pecuária e produtos de origem animal, uma das conexões que mais se fortalece em todo o Brasil.
Para se ter uma ideia, a produção de mel, por exemplo, cresceu cerca de 9,53% a.a. Em 2015, foram produzidos 1.286.316 kg. Outros setores dentro desse elo também registraram excelentes números.
A produção de leite é outro bom exemplo, tendo alcançado um crescimento de 2,05%, enquanto a criação de bovinos cresceu 1,71%.
Indústria
O terceiro elo do macrossegmento de alimentos e bebidas é a indústria. Segundo a Pesquisa Anual da Indústria, realizada pelo IBGE, vários setores registraram excelentes índices de crescimento nos últimos anos.
A fabricação de águas envasadas, por exemplo, teve um crescimento de 10,54%. Já a produção de farinha de mandioca e seus derivados teve crescimento de 9,76%.
Além da fabricação de produtos para consumo final, outras atividades ligadas à indústria também tiverem excelentes índices de crescimento. A moagem e fabricação de produtos de origem vegetal, por exemplo, que tiveram crescimento no valor anual de vendas de 3,36%.
Esse ritmo de crescimento permitiu considerável expansão desse setor. Por conta da instabilidade econômica e da expansão, obviamente, os custos de produção aumentaram. Mas, isso não impediu que os diferentes processos de fabricação e outras atividades ligadas à indústria crescessem, se tornando cada vez mais cruciais para aperfeiçoar os processos de produção no macrossegmento de alimentos e bebidas.
Compreender os elos da cadeia de valor ajudará diretamente no gerenciamento do seu negócio. E se você quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de baixar o e-book “Importância do Macrossegmento de Alimentos e Bebidas para a economia Maranhense”.