Close

Quais são os principais ingredientes para a produção da Tiquira?

A tiquira é uma aguardente, produzida à base de mandioca. Essa bebida é originada de povos indígenas e é muito comum no nordeste do país, principalmente no estado do Maranhão. Estudiosos chegaram à conclusão de que ela é o primeiro destilado produzido no Brasil. Isso ocorre porque a cachaça, mesmo produzida aqui, vem da cana de açúcar, que por sua vez foi trazida de Portugal para plantações em épocas de colonização. A tiquira, famosa também pelo alto teor alcoólico, é pouco conhecida em algumas regiões por conta da popularização da cachaça e pela dificuldade de legalizar a distribuição por vários motivos, dentre eles o processo artesanal dos pequenos produtores. Saiba mais sobre essa bebida, seus ingredientes e o seu processo de fermentação e destilação. Confira!

A MANDIOCA
A mandioca é a estrela principal dessa produção artesanal. O processo de fermentação é originado de povos indígenas que, após adaptação, passou a ser de destilação da bebida. Hoje, é feita em sua maioria por pequenos produtores, que a usam como seu sustento. Há alguns produtores que compram o amido de mandioca já pronto, outros fazem a produção desde o cultivo da planta. O processo tem início com a lavagem da mandioca, que depois é ralada e prensada. A massa resultante é desfeita de forma manual e são formados grandes discos levados a uma superfície de alta temperatura. Isso resulta em beijus que, após esfriarem, são armazenados para a formação de fungos e esporos.

A ÁGUA NO PROCESSO 
A armazenagem dura cerca de três a quatro dias e os beijus perdem a umidade aos poucos. Quando a contaminação chega ao interior dos beijus é sinal de que a massa está sacrificada, ou seja, pronta para as próximas etapas. Desta vez, a água entra em cena para ajudar a gerar o produto final. Apresentamos a água como ingrediente, pois é muito importante na confecção dessa bebida, entrando na mistura durante a finalização do processo. Junto à massa é acrescida uma quantidade considerável de água e, passados dois dias, misturada para em mais algum tempo dar fim à fermentação.

AS FOLHAS DE TANGERINA
Após essas etapas, temos o produto fermentado e pronto para a destilação nos chamados alambiques de barro ou cobre. Por fim, quando já está destilada, a bebida é cozida em folhas de tangerina para, principalmente,. A folha de tangerina entra para adicionar a cor arroxeada, típica da tiquira, que a difere visualmente da cachaça. A sua confecção com mandioca e sua coloração roxa são os pontos que mais tornam essa aguardente tão interessante. Gostou de saber mais sobre a tiquira? Esses são os ingredientes que resultam nessa maravilhosa bebida: mandioca, água e folha de tangerina. Ainda que pouco conhecida, há diversos programas sendo implementados para melhor alcance de distribuição. Um deles é a junção de pequenos produtores para confeccionar o produto de forma legal e mais profissionalizada. Assim, a produção ultrapassa a venda apenas de forma local e torna a tiquira mais conhecida.

 

Faça o download com conteúdo completo.

Mapeamento da cadeia produtiva da Tiquira

O Maranhão é um estado rico em belezas naturais, gastronomia e cultura. Dentre as maiores representações de bebidas locais, está a Tiquira, uma aguardente típica maranhense e considerada por muitos a única bebida 100% brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Sou Zé do Sebrae! Você está no Observatório

Dica: Digite faq, acesse e veja as principais dúvidas dos usuários!

wpChatIcon
FAZER DOWNLOAD
INSCREVA-SE
download
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES
FAZER DOWNLOAD
INSCREVA-SE
download
recebe nossas atualizações