Conheça a origem da bebida típica do Maranhão
O Maranhão é um estado rico em belezas naturais, gastronomia e cultura. Dentre as maiores representações de bebidas locais, está a Tiquira, uma aguardente típica maranhense e considerada por muitos a única bebida 100% brasileira.
A origem da Tiquira
Essa fama de ser uma bebida genuinamente brasileira ganhou fundamento por causa da matéria-prima utilizada para sua fabricação, que é feita por meio da sacarificação e fermentação da mandioca – essa planta tão popular e bastante consumida no Brasil, de diversas maneiras e formas. Muito provavelmente, essa bebida foi criada há décadas por índios nômades e acabou chegando ao estado do Maranhão. Existem algumas teorias sobre o significado do seu nome, mas uma das principais é a do escritor Gonçalves Lima, que acredita que a palavra foi originada do termo em Tupi, “Tikira”, que significa “um líquido que goteja e pinga do alambique”. Acredita-se que a bebida tenha sido adotada primeiramente pelos índios da Amazônia e depois pelos habitantes do estado do Maranhão.
A produção da Tiquira
A produção da Tiquira é, em grande maioria, feita de maneira artesanal, por meio de um processo que foi passado de geração para geração. A casca da mandioca é tóxica e por isso precisa ser manuseada com muita atenção e cuidado. De forma resumida, o primeiro processo é a lavagem da mandioca, depois ela é ralada e prensada. A massa que se formou depois disso deve ser colocada sobre uma superfície quente. Depois, essa massa é assada e se formam os beijus, que devem ser expostos ao ar livre para resfriarem. O período dessa exposição, que dura mais ou menos 14 dias, vai estimular a proliferação espontânea de fungos. Logo após, essa pasta é colocada em um recipiente grande de água, que depois de um dia deverá ser mexida e agitada para que a mistura fique uniforme e que ocorra o processo de fermentação. Depois de mais ou menos um dia inteiro, a Tiquira estará pronta para o consumo.
Industrialização
A empresária Margot Stinglwagner foi uma das primeiras a enxergar na produção da Tiquira um bom nicho de mercado. Ela que já trabalhava no setor de bebidas e ficou muito surpresa quando experimentou a bebida pela primeira vez numa visita que fez ao Maranhão. A primeira fábrica que ela abriu foi em Santo Amaro do Maranhão (MA). Outro empresário chamado José Moraes criou uma marca chamada Timbotiba, no ano de 2012. Em 2015, é que a empresária Margot Stinglwagner fundou a sua marca, a Guaaja. A partir daí começou um movimento de comercialização dessa bebida tão querida pelos maranhenses. Atualmente, não é necessário viajar até o Maranhão para degustar a Tiquira, graças a essa popularização. O Sebrae, no Maranhão, realiza diversas parcerias tanto com o setor público quanto com o privado, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo e desenvolvimento de marcas maranhenses. As soluções do Sebrae auxiliam pequenas empresas que almejam aumentar o seu alcance.
Faça o download com conteúdo completo.
Mapeamento da cadeia produtiva da Tiquira
O Maranhão é um estado rico em belezas naturais, gastronomia e cultura. Dentre as maiores representações de bebidas locais, está a Tiquira, uma aguardente típica maranhense e considerada por muitos a única bebida 100% brasileira.