Em quais regiões do Maranhão são encontradas produções de mandioca?
Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar na produção de mandioca, correspondendo a 12,7% do total mundial. Entretanto, esse percentual tende a crescer, principalmente por parte do Maranhão, região em que o cultivo tem sido altamente fortalecido por meio de programas de incentivo.
A produção de mandioca já era muito expressiva em diversos municípios do Maranhão, onde é cultivada para consumo in natura ou para transformação em uma diversidade de produtos, como a farinha e fécula, gerando emprego e renda para trabalhadores locais. Apesar de ser um produto muito explorado em todo o estado, algumas localidades se destacam na produção da mandioca e seus derivados. Abaixo estão algumas regiões do Maranhão em que são encontradas produções de mandioca.
– Centro Novo do Maranhão
– Bom Jardim
– Nova Olinda do Maranhão
– Presidente Médici
– Pedro do Rosário
– Maracaçumé
– Zé Doca
– Alcântara
– Bacuri
– Cedral
– Central do Maranhão
Bequimão
As produções de mandioca são bastante expressivas no município de Bequimão. A cadeia produtiva da região é sustentada pelos pequenos produtores rurais e pela agricultura familiar. Há tempos a cultura da mandioca é destinada à produção de farinha e extração da fécula, alimentando o comércio local. Entretanto, a produção de cerveja de mandioca tem criado expectativas nos produtores regionais. No mês de março, cerca de 20 famílias entregaram à cervejaria Ambev 30 toneladas de mandioca produzidas em vários povoados do município de Bequimão. Ao todo, os agricultores deverão entregar mais 100 toneladas da raiz à cervejaria nos próximos meses e já comemoram o sucesso da safra. Pequenos agricultores familiares têm recebido orientação e estímulo da prefeitura local e a parceria com a Ambev deve abrir caminho para um novo mercado. As mandiocas destinadas à fabricação da cerveja Magnífica, produzida pela Ambev, são colhidas dos povoados de Areal, Ariquipá, Sibéria Marajá, Monte Alegre, Santa Rita, Vila Nova, Matinha, Frederico, Zé Filipe, Macajubal, Santana, Baixo Escuro, Centro dos Câmaras, Floresta Jacioca e Tapéua. Sebrae promove capacitação de produtores de mandioca do Litoral Ocidental e Baixada Maranhense Centenas de produtores de farinha e derivados da mandioca já passaram por cursos de capacitação promovidos pelo Sebrae ao longo do Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET Litoral Ocidental).
Entre os principais objetivos do Sebrae está o aumento do conhecimento técnico dos pequenos produtores, visando a melhoria das condições de cultivo, valorização dos produtos locais e a ampliação da gama de derivados oriundos da mandioca. Além disso, o projeto também foca na diminuição dos impactos ambientais por meio da redução do uso de agrotóxicos, abordando técnicas de substituição dos resíduos contaminantes. Só em 2016, mais de duzentos produtores dos municípios de Bequimão, Alcântara, Central do Maranhão, Cedral, Mirinzal, Serrano do Maranhão, Cururupu e Bacuri foram capacitados pelo projeto.
A mandioca no Brasil e no mundo
Muito valorizada no mundo inteiro, a produção da mandioca tem apresentado crescimento notório nas últimas décadas ao redor do mundo. Segundo dados divulgados pela organização das nações unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a taxa de produção mundial da mandioca aumentou em cerca de 4%, nos últimos 5 anos. A mandioca também ocupa lugar de destaque aqui no Brasil. Essa planta consegue se adaptar facilmente às condições de diferentes tipos de solo e não é necessária muita tecnologia para sua produção. Por isso, tornou-se possível cultivá-la em todas as regiões do país.
Faça o download com conteúdo completo.
Mapeamento da cadeia produtiva da Tiquira
O Maranhão é um estado rico em belezas naturais, gastronomia e cultura. Dentre as maiores representações de bebidas locais, está a Tiquira, uma aguardente típica maranhense e considerada por muitos a única bebida 100% brasileira.
Referências
http://atividaderural.com.br/artigos/5602ee3b2a182.pdf
http://www.agricultura.pr.gov.br/arquivos/File/deral/mandiocultura_2011_12.pdf
http://www.sagrima.ma.gov.br/sagrima-lanca-programa-para-fortalecer-producao-de- mandioca/
https://tribunadebequimao.wordpress.com/2016/12/13/sebrae-capacita-produtores- de-mandioca-da-baixada-maranhense-e-litoral-ocidental/
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ma?codUf=11