Close

Conheça mais sobre um dos principais polos de produção de abacaxi do Brasil

Investir na produção de abacaxi pode ser uma excelente alternativa, considerando o cenário nacional. Alguns dos principais polos de produção no Brasil têm registrado excelentes índices de crescimento, mesmo durante o período de crise econômica.

A única exceção é o ano de 2015, que foi bem atípico por conta da seca prolongada. Por conta das condições climáticas adversas, houve uma queda drástica na comercialização de produtos, que foi um pouco mais de 1 milhão.

Os principais polos de produção de abacaxi do Brasil entre 2004 e 2015

Entre 2004 e 2015, três estados brasileiros tiveram destaque na produção da fruta. O Piauí, ocupando o primeiro lugar do ranking com 6 milhões de frutos comercializados, seguido do Ceará, com mais de 5 milhões de abacaxis comercializados, e da Bahia, com mais de 4 milhões de frutos. Maranhão e São Paulo aparecem concorrendo de maneira direta, ambos com mais de 3 milhões de frutos comercializados.

Analisando os dados acima, pode-se perceber que o nordeste brasileiro como um todo tem muito potencial, que ainda está aberto com demandas crescentes.

Em relação ao índice acumulado de comercialização de abacaxi se destacam os seguintes estados.

O Piauí aparece com um percentual de 22%, seguido do Ceará com 20% e da Bahia com 17%. Em quarto lugar aparece São Paulo, com um índice de 13%, enquanto o Maranhão vem logo em seguida com 12% acumulados. Um fato interessante a ser observado é que todos esses estados, juntos, somam a maior parte do mercado de abacaxis, com cerca de 84%. Os demais estados brasileiros dividem a fatia de 14% que resta.

Todos esses dados só mostram como o Maranhão é considerado uma potência no segmento.

O Maranhão como potência na produção e comercialização de abacaxi

Atualmente, o Maranhão ainda está restrito à produção de matéria prima que é comercializada em outros estados. No entanto, devido ao crescimento do setor, já está sendo regularizada e constituída estrutura para o processamento de polpa da fruta.

Esse projeto está sob a gestão do município de São Domingos do Maranhão. O objetivo é agregar ainda mais valor ao mercado e aos produtores.

Para se ter uma ideia do potencial, apenas na região produtora da fruta, estão inseridas cerca de 30 comunidades. E todas as localidades contam com infraestrutura adequada para escoamento da produção, com estradas vicinais, energia elétrica e outros serviços necessários à manutenção do sistema de produção.

E, com a nova unidade de processamento, a região deve crescer ainda mais.

Aproveite para conferir o “Estudo do Setor Produtivo do Abacaxi na Região de São Domingos do Maranhão” e saiba mais sobre os principais polos de produção de abacaxi no Brasil, além de outros aspectos desse mercado.

Estudo do Setor Produtivo de Abacaxi na Região de Sao Domingos do Maranhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Sou Zé do Sebrae! Você está no Observatório

Dica: Digite faq, acesse e veja as principais dúvidas dos usuários!

wpChatIcon
FAZER DOWNLOAD
INSCREVA-SE
download
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES
FAZER DOWNLOAD
INSCREVA-SE
download
recebe nossas atualizações