Entenda como funciona o processo de produção da Tiquira
Tradicionalmente, criada por povos indígenas do nordeste, a tiquira é uma aguardente que tem aos poucos ganhado o país e quem sabe o mundo. Com uma fórmula que necessita de poucos ingredientes, é feita a base de mandioca e possui coloração roxa, bem característica desse produto. O processo de produção é artesanal, pois nasceu de povos tradicionais da região. Hoje, quem dá continuidade a essa confecção são, em sua maioria, pequenos produtores do nordeste, principalmente do Maranhão. Com várias etapas, que envolvem água, mandioca e folhas de tangerina, o processo dura cerca de 25 dias. Saiba mais sobre o processo de produção da tiquira e veja como ele funciona.
Preparação da mandioca
A mandioca, que é o principal ingrediente, passa por uma higienização e, na sequência, é ralada. Esse conteúdo se transforma em uma espécie de pasta e é todo prensado. Então, há a formação manual de alguns discos de massa, chamados de beijus. Os beijus vão para enormes superfícies em alta temperatura. Quando frios, os discos de massa de mandioca são armazenados em grandes caixas de madeira, chamadas pelos produtores de domas. A perda de umidade acontece gradativamente. Lá ficarão até que criem fungos e esporos, o que dura cerca de dez dias ou mais.
Processo de fermentação
Assim que os beijus adquirem o ponto desejado, de contaminação por completo dos discos, até o seu interior, os produtores acrescentam água para iniciar o processo de fermentação. Uma quantidade considerável de água entra na mistura para ajudar nesse ponto. Mais uma vez o material fica descansando por mais ou menos dois dias. Passado esse período, mistura-se tudo e já é possível obter o produto fermentado. Porém, o processo ainda não acaba aqui. A finalização é o que dá a cor desejada ao produto e os acabamentos necessários.
Destilação e finalização
Quando já passou pela fermentação, a bebida é destilada em grandes recipientes de cobre ou barro chamados de alambiques. Em suas produções tradicionais, as etapas não iam além da fermentação, porém, com a sua comercialização, os produtores inseriram a destilação para aprimorar a bebida. Dessa forma, a bebida passa por um cozimento, acrescido de folhas de tangerina para finalmente ficar pronta. A tangerina é o ingrediente que promove o tom arroxeado da bebida, o qual ajuda a identificar. Essa coloração é principalmente para diferenciação da cachaça. Sobre a produção, há hoje uma série de experimentos em universidades que procuram aprimorar as etapas. Isso a fim de ajudar os produtores a otimizar o tempo de espera em algumas fases e obter a tiquira em menos tempo. O início também, o ponto que a mandioca está,se apenas colhida ou já em forma de pasta, também reduz o tempo e mão de obra necessária. A tiquira é uma aguardente totalmente brasileira e já conquistou grande parte do país. Seja pela sua originalidade ou mesmo pelo processo artesanal, que enriquece culturalmente a região na qual é produzida. Agora, você já entende como é o processo de produção e tudo que é necessário para chegar ao produto final.
Faça o download com conteúdo completo.
Mapeamento da cadeia produtiva da Tiquira
O Maranhão é um estado rico em belezas naturais, gastronomia e cultura. Dentre as maiores representações de bebidas locais, está a Tiquira, uma aguardente típica maranhense e considerada por muitos a única bebida 100% brasileira.